Tempero da vida

20 Abril 2009

Serviço muito rápido afasta clientes



Serviço rápido é ótimo quando não se tem um minuto a perder. Porém na maioria dos casos pode fazer com que o cliente não retorne mais ao estabelecimento.

Esse é o resultado de um estudo da Cornell University's School of Hotel Administration.

O estudo se baseou em uma pesquisa com 270 pessoas. Embora a paciência do consumidor é maior com fast foods em relação a um bistrô francês, em ambos os casos o estudo se aplica. Independente do tipo de resturante, se o cliente sentir pressionado a terminar a refeição mais rápido do que deseja, não voltará ao estebelecimento.

Esse estudo é importante, segundo Sheryl Kimes, professor que trabalhou no estudo. O professor afirma que os estudos recentes sobre atendimento focam na capacidade de atender a maior quantidade de pessoas, no menor tempo possível, como principal modelo para aumentar a rentabilidade dos restaurantes. Nesse sentido, esse etudo da Cornell aconselha prudência, pois o cliente que se sente pressionado pode não voltar.

Kimes também afirma que os donos de restaurante intuitivamente sabem que o cliente precisa se sentir a voltade, comendo no seu ritimo. Apenas não haviam estudos que confirmavam essa sabedoria popular.

Os seguintes práticas são passíveis de fazerem um restaurante com serviço de garçons perder clientes:

* O prato principal vir antes do cliente terminar de comer o antepasto.
* Garçons que passam correndo e demonstram não ter tempo ou cara agradável para o cliente.
* Pratos sendo tirados antes do tempo.
* Agua e bebidas não serem servidos.
* A conta ser enviada antes do tempo.